Google Buzz desafia Facebook e Twitter

A intensão e a grande vantagem prometida pela nova ferramenta é que os usuários tenham tudo que as outras redes oferecem mas em um só lugar, além de não precisar voltar a criar um grupo de amigos ou contactos, eles serão importados automaticamente dos contatos do orkut e e-mail. Também será possível acessar o serviço e interagir pelo celular, um diferencial importante na era da internet móvel.
"A primeira coisa que você quer fazer quando vê algo interessante é compartilhar", afirmou Bradley Horowitz, vice-presidente de marketing de produto do Google, durante evento voltado para imprensa. "E achamos que desta forma você não terá muito trabalho para encontrar a audiência exata para compartilhar o conteúdo."
A comunicação por meio de redes, argumenta Horowitz, tem se tornado um problema. "Está ficando difícil encontrar algo que deveria ser fácil", afirma.
O Google quer fazer com a explosão das informações sociais o mesmo que fez com o crescimento exponencial das informações na web, ajudando os usuários a filtrarem e encontrar o conteúdo mais relevante.
Mas não é só isso. A companhia tem uma clara intenção de prover mais valor que as redes sociais como Facebook ao posicionar esse tipo de comunicação como uma ferramenta de produtividade e não apenas de entretenimento. "Eu me divirto com muitos sites de mídia social, mas não acho tão relevante."
Em 2009 a Google lançou o serviço Wave, bem semelhante a esse novo serviço, porém não teve tanta aceitação e aderência, talvéz pelo fato de ser uma rede fechada que só poderia ser utilizada por meio de convite. Dessa vez eles foram mais espertos, integraram tudo ao Gmail e estará disponível para todos sem nenhum trabalho ou complicação. Se der certo desta vez, o Google Buzz promete ser a maior rede social da internet.
Você usa Gmail? Já testou a nova funcionalidade? Deixe sua opinião.
Por Sávio Benevides
Foto: Divulgação
Siga o Espalha Fato no Twitter: www.twitter.com/espalhafato
0 comentários:
Assinar:
Postar comentários (Atom)