Conheça Jonas Akerlund, o cara por trás dos clipes da Madonna, Aguilera e Lady GaGa

Jonas Akerlund é um diretor de clipes e filmes muito badalado e requisitado no mundo pop. Ele gosta de quebrar paradigmas, ousar e causar em todas as suas produções. Akerlund aprecia o exagero e o excesso de informação, mas quando o clima está pesado demais ele te surpreende com alguma piada inusitada.

Jonas é sueco, tem 44 anos e começou a sua carreira no início dos anos 90 fazendo vários clipes para a banda ícone do pop de `love songs`, também sueca, Roxette. Mas foi em 1998 que o seu nome, e a sua fama explodiram no mundo com a direção do clipe 'Ray Of Light' da Madonna. O clipe ganhou um Grammy pelo trabalho impecável do diretor e a música foi sucesso absoluto nas pistas de dança e em todas as rádios ao redor do mundo.

Nessa época o mundo passava por uma grande revolução na informação e nos meios de comunicação. Finalmente a internet estava ao alcance de todos, e a velocidade da transmissão de toda essa informação havia multiplicado. Jonas e Madonna mostram o cotidiano em NY em fast forward. A rainha do pop é apenas um detalhe no clipe…

Jonas Akerlund `só` teve o prazer de trabalhar com esses artistas aqui ó: Roxette, Moby, The Prodigy, Madonna, The Cardigans, U2, Lenny Kravitz, Christina Aguilera, Blink 182, The Rolling Stones, James Blunt, Pink, Lady GaGa, J. Lo e Mika.

Vamos ver mais alguns clipes?!

The Cardigans - My Favourite Game [Uncensored]



A vocalista da banda interpreta uma louca suicida do deserto e sai dirigindo insana pela rodovia até que no final ela bate o carro de frente e… assista até o final! Jonas e a banda decidiram gravar vários finais para o clipe. Só digo que o humor venceu…

Christina Aguilera – Beautiful



Em um clima deprê, Aguilera canta em um quarto escuro enquanto personagens mostram a diversidade humana e a superação de cada um por ser diferente. Anorexia, travestismo, beijo gay e por aí vai.

Madonna – American Life (CENSURADO)



Madonna em sua fase mais crítica, gravou o clipe genial de American Life com Jonas. Um desfile de guerra, horror e sangue, com personalidades políticas na platéia é o cenário para essa música que talvez tenha sido o single de estréia mais mal sucedido da cantora. Na época a guerra do Iraque estava acontecendo, e então várias emissoras de TV se recusaram a exibir o clipe. Em uma estratégia para o clipe ser exibido de qualquer forma, a gravadora negociou com as emissoras ao redor do mundo para que o clipe fose exibido sem censura apenas UM dia em sua programação. Pode parecer puro marketing, mas de nada adiantou. O single não fez sucesso e o clipe foi substituído por uma versão tosca e sem personalidade, afundando as vendas do álbum.

Lady GaGa – Paparazzi



Paparazzi é uma música que descreve parte da vida de artistas que estão constantemente em tablóides e são cheios de fofocas pra contar. Lady GaGa e Jonas Akerlund se inspiraram na morte da princesa Diana e desenvolveram um roteiro chocante que funcionou perfeitamente com o enredo da música. Tragédias, mortes e frisson do mundo das celebridades fazem parte do clipe que ajudou GaGa a conquistar o primeiro lugar em todo o mundo. Este só foi o começo de uma parceria que ainda não tem data para acabar…

A exemplo de Madonna, que já teve o documentário I`m Going To Tell You a Secret, a Confessions Tour e outros clipes filmados por Akerlund, Lady GaGa aliou-se novamente ao diretor e ambos produziram Telephone. Em uma ação pretenciosa, super cara e produção hollywodiana o clipe desse single tem nada menos que 9:30 de duração e com certeza vai marcar a história da indústria fonográfica mundial. Inspirados pelo cineasta Quentin Tarantino, Gaga e Akerlund escreveram um roteiro pesado, com muita violência, sarcasmo e… dança! Os diálogos de Lady Gaga e Beyonce dão um toque especial e consolidam a parceria das maiores cantoras do pop atual.

Veja você mesmo:



O que será que está vindo de novo por aí?

Via A Fábrica
Foto: Divulgação
Siga o Espalha Fato no Twitter: http://twitter.com/twitter

0 comentários:

Postar um comentário